Trabalho com Artes há alguns anos, e a cada peça desenvolvida ou ensinada é um momento único, criativo e belo, seja uma boneca de porcela fria, de pano, seja um desenho ou uma pintura.
Todos os momentos são de pura aprendizagem e especiais tanto para mim, quanto para minhas alunas e clientes.
GRAZIELLE MEDEIROS
Artista Plástica e Educadora

terça-feira, 15 de abril de 2008

Educação Infantil anti-racista


A negação em falar sobre este assunto seja por parte dos pais, das educadoras e dos indivíduos que mantêm contato direto com as crianças, seria “tapar os olhos com a peneira”, a melhor maneira em abordar a referida questão é mostrar as diferenças tantos étnicas, quanto sociais de cada indivíduo.

A escola é responsável pelo processo de socialização infantil no qual se estabelecem relações com crianças de diferentes núcleos familiares. Esse contato diversificado poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das tensões raciais. A relação estabelecida entre crianças brancas e negras numa sala de aula pode acontecer de modo tenso, ou seja, excluindo, possibilitando que a criança negra adote em alguns momentos uma postura introvertida, por medo de ser rejeitada ou ridicularizada pelo seu grupo social. Interferindo na construção da sua identidade de criança.

A conseqüência dessas construções preconceituosas é a manifestação da discriminação, uma ação que pode variar desde a violência física até a violência simbólica, manifestada por rejeições provenientes de uma marca depreciativa (estigma), por não estar coerente com o padrão estabelecido.

De acordo com Goffman, o termo estigma é de origem grega e se referia a sinais corporais, uma marca depreciativa atribuída a um determinado sujeito por não estar coerente com as normas e o padrão estabelecidos. Assim, busca a evidência do seu desvio e atributos negativos com a imputação do estigma, um “aviso” que deveriam manter-se afastados da pessoa estigmatizada.

Muitas crianças acabam se prejudicando pedagogicamente e não há o reconhecimento, a ponto de se avaliarem de maneira errônea, distorcida, considerando-se incapazes, inferiores e, ao menor sinal de dificuldade, abandonam o processo escolar. É pelo olhar do outro que me constituo como sujeito. É a qualidade desse olhar que contribui para o grau de auto-estima da criança.

Grazielle Medeiros e suas artes, às 09:07

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Dieta, I hope you enjoy. The address is http://dieta-brasil.blogspot.com. A hug.

17 de abril de 2008 às 21:50  

Postar um comentário

<< Home


Alguma sugestão? Interesse pelo meu trabalho? Novidades ou orçamentos? Entre em contato comigo!!!!!

contato@ateligrashi.com.br

ateliegrashi@hotmail.com
Doce Mel Web Design©
Ateliê Grashi
Grazielle Medeiros

Ateliê Grashi, by Grazielle Medeiros

  • Páscoa
  • Mais Bonecas
  • Outros Mimos
  • Pequenos Presentes
  • A Psicanálise nos Contos de Fadas - Bruno Bettelheim
  • Trabalho em Divulgação
  • Boneco Estudioso
  • Portal Achei Festas
  • Reestréia Contos de Fadas
  • Lembrancinhas
  • junho 2007
  • dezembro 2007
  • janeiro 2008
  • fevereiro 2008
  • março 2008
  • abril 2008
  • maio 2008
  • junho 2008
  • julho 2008
  • setembro 2008
  • outubro 2008
  • novembro 2008
  • dezembro 2008
  • janeiro 2009
  • fevereiro 2009
  • março 2009
  • abril 2009
  • maio 2009
  • junho 2009
  • julho 2009
  • agosto 2009
  • setembro 2009
  • outubro 2009
  • novembro 2009
  • dezembro 2009
  • janeiro 2010
  • fevereiro 2010
  • março 2010
  • abril 2010
  • maio 2010
  • junho 2010
  • julho 2010
  • agosto 2010
  • setembro 2010
  • outubro 2010
  • dezembro 2010
  • janeiro 2011
  • fevereiro 2011
  • março 2011
  • abril 2011
  • maio 2011
  • julho 2011
  • agosto 2011
  • setembro 2011
  • novembro 2011
  • dezembro 2011
  • janeiro 2012
  • fevereiro 2012
  • março 2012
  • abril 2012
  • maio 2012
  • junho 2012
  • julho 2012
  • agosto 2012
  • abril 2013
  • agosto 2013
  • setembro 2013
  • outubro 2013
  • novembro 2013
  • dezembro 2013
  • janeiro 2014
  • fevereiro 2014
  • março 2014
  • maio 2014
  • junho 2014
  • agosto 2014
  • setembro 2014
  • outubro 2014
  • novembro 2014
  • dezembro 2014
  • janeiro 2015
  • fevereiro 2015
  • março 2015
  • abril 2015
  • maio 2015
  • junho 2015
  • julho 2015
  • agosto 2015
  • outubro 2015
  • dezembro 2015
  • fevereiro 2016
  • março 2016
  • abril 2016
  • julho 2016
  • agosto 2016
  • setembro 2016
  • outubro 2016
  • dezembro 2016
  • janeiro 2017
  • junho 2017
  • julho 2017
  • agosto 2017




São Paulo e Itapevi - SP
Brasil

h

amigo(s) online


desde 12/12/2007


Pincéis Condor
Universidade São Judas Tadeu
Acrilex . Tintas Artísticas

~ Esse blog, bem como todos os códigos utilizados, foram desenvolvidos por DoceMel Web Design©, que não tem responsabilidade sobre o conteúdo publicado. ~ Todas as fotos pertecem à Grazielle Medeiros, portanto não são de domínio público e não podem ser expostas em sites comerciais ou em qualquer outro local, sendo protegidas pela Lei de Direitos Autorais brasileira. ~ Proibida a reprodução total ou parcial das imagens sem a expressa autorização da autora.
~ Sua reprodução e comercialização constitui Crime de Violação do Direito Autoral com punição prevista no Código Penal.~